Allo PagfácilDestaque

Glossário Allo – Principais Termos Do Dia a Dia e dos Meios De Pagamentos

Separamos os principais termos que são utilizados todos os dias aqui na Allo e também nos meios de pagamentos

Alguns termos, para quem está iniciando (e até para os mais antigos), deixam dúvidas e geram ruidos na comunicação.

Então, separamos os principais nesse glossário bonitão!

 A

ABECS – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

Adquirente – Empresa responsável por capturar, transmitir, processar e liquidar transações financeiras, realizadas por meio de cartões de débito ou crédito, junto à rede de estabelecimentos comerciais por ela credenciados.

Allo Bank – O banco digital do Grupo Allo. Por meio dele você pode fazer transferência, receber pagamentos, gerar boletos e todas as funcionalidades dos bancos digitais.

Allo Grupo – Empresa que gere todas as outras empresas com bandeira Allo. O Grupo Allo também é o responsável pelo sistema de licenças.

Allo Pagfácil – Empresa de soluções em recebimentos do Grupo Allo. Máquinas de cartão, carteira digital e link de pagamento são alguns dos produtos da Allo PagFácil.

Alpha – Nomenclatura que designa o licenciado parceiro do Grupo Allo. Quando você fecha uma parceria e se torna um licenciado Alpha, você se torna o representante da Allo na sua região. É o penúltimo nível no plano de carreira do Grupo Allo.

Apolo – Nome de um dos segmentos das máquinas de cartão da Allo PagFácil. Os segmentos designam quais bandeiras e taxas aquela máquina de cartão da Allo PagFácil aceita.

B

Beta – Nomenclatura que designa o primeiro nível no plano de carreira do Grupo Allo.

C

CEO – É o cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa. Termo muito utilizado no meio das startups

Chargeback – Situação caracterizada pela contestação de venda pelo portador do cartão.

Comodato – Um comodato, também conhecido como empréstimo para uso, é um empréstimo gratuito, com a condição de devolver  nas mesmas condições ao fim do prazo. É um dos formatos de trabalho da Allo em relação as máquinas.

Consultor – Parceiro da Allo que atende o estabelecimento comercial. No plano de carreira é dividido em dois níveis: Beta e Ômega.

CS – Customer Success, em tradução livre, sucesso do cliente, é uma estratégia que surgiu com as empresas de Software as a Service (Saas) para manter seus clientes por mais tempo e, assim, reter mais receita. Com o tempo também se tornou o nome de um cargo – a pessoa focada no sucesso do cliente é um Customer Success.

D

D150 –  A solução móvel da Allo PagFácil. Essa máquina funciona via Bluetooth e se conecta ao seu celular para realizar a transação.

D+1 – O termo significa, literalmente, o dia no qual foi feita a transação na sua máquina mais o número de dias úteis nos quais o seu dinheiro estará na sua conta. Em D+n, n é o número de dias necessários para obter o resgate. Nesse caso, D+1 significa que você receberá no dia útil seguinte a transação feita na sua máquina.

D+30 – Assim como acima, D+30 significa que você receberá em 30 dias úteis após a transação feita na sua máquina.

E

Escritório Virtual – Plataforma digital que os parceiros da Allo podem conferir todas as informações sobre suas movimentações com os produtos Allo.

Emissor – Empresa nacional ou estrangeira, instituição financeira ou não, que concede crédito aos Portadores, autorizada pelas Bandeiras a emitir os cartões e/ou a disponibilizar Produtos para uso dos Portadores no Brasil e/ou no exterior, bem como a executar a cobrança dos gastos efetuados com cartões pelos Portadores.

EC – Sigla de ‘estabelecimento comercial’

EV – Sigla de ‘escritório virtual’

F

Fintech – Termo que surgiu da união das palavras financial e technology. As fintechs são majoritariamente startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro.

G

GPRS – É a sigla de General Packet Radio Services, ou Serviços Gerais de Pacote por Rádio. GPRS é uma tecnologia que tem o objetivo de aumentar as taxas de transferência de dados entre celulares, facilitando a comunicação e o acesso a redes. É a tecnologia utilizada nas máquinas S920 da Allo PagFácil.

L

Licenciado – Parceiro comercial da Allo que a representa na sua cidade. O Licenciado é uma extensão do Grupo Allo na região que atua e tem disponível em seu leque todos os produtos da Allo.

M

Master – Nomenclatura que designa o nível mais alto no plano de carreira da Allo. O licenciado master é o licenciado que representa a Allo em todo um estado.

MDR – A taxa MDR (sigla em inglês para Merchant Discount Rate) ou conhecida como “Taxa de Desconto do Lojista”, trata-se de uma taxa percentual, cobrada pela processadora de cartão sobre os lojistas, em cada transação realizada na máquina de cartão, seja ela de débito ou crédito.

MPOS – Sigla para ‘Mobile Point of Sale’, ou seja, ponto de venda por dispositivos móveis. Assim, para registrar e receber suas vendas você só precisa instalar um aplicativo com a função de processar pagamentos no seu tablet ou smartphone. O aparelho deve estar conectado a uma rede de dados. A nossa D150 se encaixa nessa tecnologia.

N

Netuno – Nome de um dos segmentos das máquinas de cartão da Allo PagFácil. Os segmentos designam quais bandeiras e taxas aquela máquina de cartão da Allo PagFácil aceita.

O

Ômega – Nomenclatura que designa o segundo nível no plano de carreira do Grupo Allo. O consultor ômega tem mais vantagens em taxas e recorrências que o consultor Beta.

P

Padrinho – Na Allo, seu padrinho é a pessoa que te indicou e te colocou na rede dele. Se você indicar alguém na Allo e essa pessoa se cadastrar, você será o padrinho dela.

PDV – Sigla para Ponto de venda. É, literalmente, um local onde um produto é exposto de forma permanente.

Plano de Carreira – Sistema de pontuação da Allo em que, de acordo com seu faturamento, você recebe recompensas e sobe de nível aumentando sua recorrência e comissão.

Portadores – Pessoas físicas ou prepostos de pessoas jurídicas detentoras dos cartões e usuários de produtos, bens e serviços concedidos pelos Emissores.

POS – Sigla para Point of Sale ou Ponto de Venda (traduzido). É a solução mais conhecida como maquininha de cartão portátil.

PRO – Nomenclatura encontrada nos planos da Allo Pagfácil. Significa que aquele plano tem pagamento D+1.

R

Recorrência- Podemos encaixar nesta definição qualquer pagamento que é feito de maneira automática e regular de um plano, mensalidade e assinatura. Na Allo, você ganha de forma recorrente sobre todas as transações da sua rede.

S

S920 – Máquina modelo POS da Allo PagFácil. Esse modelo funciona com chip telefônico e também conectada ao Wi-Fi.

Standart – Nomenclatura encontrada nos planos da Allo Pagfácil. Significa que aquele plano tem pagamento D+30.

Startup – Termo da língua inglesa sem tradução oficial para a língua portuguesa. Podemos traduzir como uma “empresa emergente” que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio.

T

Taxa de Antecipação – Taxa cobrada paraantecipar o pagamento das suas vendas no crédito à vista para recebê-lo em 1 dia (D+1).

Taxa de Administração – Percentual sobre a transação cobrado pela Companhia dos Estabelecimentos pela prestação dos serviços de captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações realizadas.

Taxa de Administração Líquida – A Taxa de Administração menos a Taxa de Intercâmbio, que constitui a receita de comissões auferida pela Companhia.

Taxa de Intercâmbio – Parte da Taxa de Administração que é cobrada dos Estabelecimentos pelos Adquirentes é retida pelos Emissores de cartões de crédito e débito, como parte da sua remuneração pela aprovação das Transações realizadas com os cartões de sua emissão. A Taxa de Intercâmbio é determinada pelas bandeiras.

TEF – Frequentemente confundido com o POS, o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é aquele terminal fixado no caixa. Muito comum em supermercados, farmácias e varejistas com grande volume de vendas no cartão (acima de R$30 mil por mês), devido à maior facilidade para controlar as vendas.

TPV – Sigla de “Total Payment Volume” ou Volume Total de Pagamentos. O índice é usado globalmente para medir o volume de dinheiro transacionado através dos meios de pagamento.

É isso ai, sempre que tiver alguma dúvida sobre um termo pode conferir nosso glossário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *