Allo BankAllo PagfácilDestaque

Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino ganha cada vez mais notoriedade, com muitas mulheres tomando a posição de liderança e levando as suas empresas a resultados incríveis. No Brasil, apenas 8,6% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, segundo a pesquisa Mulheres, no conselho realizado pela Deloitte. No mundo, a média nas empresas é de 16,9%, colocando nosso país no 38º lugar na posição global de liderança feminina nas empresas.  

Essa disparidade entre gêneros é um dos motivos que levam as mulheres a se arriscarem cada vez mais no mundo dos negócios. Porém, o empreendedorismo é algo que sempre permeou o universo femnino, tanto que nosso país ocupa o sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais (empresas com menos de 42 dias). 

Frente às dificuldades financeiras, as mulheres sempre se mostraram empreendedoras por meio da culinária, do artesanato e dos meios informais. Além disso, há também aquelas que partem para a revenda de cosméticos, joias e outros produtos cosméticos, por exemplo. 

Isso demonstra uma tendência que podemos observar em microempresárias que dominam o mercado varejista de moda, serviços de beleza, negócios de alimentação, confecções, pequenas fábricas e atividades jurídicas/contábeis.

 

O perfil do empreendedorismo feminino no Brasil 

O empreendedorismo feminino assume diversas facetas e tem um alto poder de adaptação. É, principalmente, uma forma de empoderamento.

Segundo a pesquisa do Sebrae, as mulheres estão à frente de 33,6% dos negócios atuais, e quase metade delas são empreendedoras e chefes de domicílio, levando muitas vezes uma jornada dupla de trabalho. 

E essa é uma missão que muitas vezes é feita de forma sozinha. Ainda nesta pesquisa, dados apontam que 81% delas não possuem sócios e  apenas 19% têm um ou mais sócios. Isso pode ter relação com o fato de que 68% das mulheres empreendedoras trabalham em casa.

 

O que as levam a empreender?

Entre os motivos mais comuns está a diferença salarial entre mulheres e homens, que chega muitas vezes a 22% entre as que possuem ensino superior completo. Ainda há muitas barreiras impostas por empresas que dificultam o crescimento delas, tornando o empreendedorismo mais atrativo.

Além disso, a pesquisa do Sebrae ainda apontou que 44% das mulheres empreendem por necessidade, uma vez que é mais difícil para elas se manterem no mercado, especialmente, após uma gravidez. 

Com o aumento de lares chefiados por mulheres, surgiu também a necessidade de que essas mulheres partissem para o empreendedorismo. Elas contribuem ativamente para a renda e, muitas vezes, são a principal fonte de rendimentos da casa. 

 

Como as empreendedoras enfrentam a pandemia

O estudo do Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, apontou que 52% das micro e pequenas empresas lideradas por mulheres paralisaram “de vez” ou temporariamente as atividades.

Outro ponto importante é que as mulheres são a maioria no setor de serviços (50%, contrapondo os 34% de homens), área que foi bastante afetada. Porém, isso mostrou o poder de resiliência delas. 

Enquanto apenas  7% dos homens buscaram por mudanças neste período, 11% das empreendedoras optaram por inovar em seus negócios. Elas tomaram um estilo mais cauteloso de gestão em relação aos números. 

Uma parcela significativa (25%) diz estar com a saúde financeira livre de dívidas. Além disso, elas solicitaram menos empréstimos e possuem menos dívidas de impostos. 

 

Soluções que a Allo oferece às empreendedoras

O empreendedorismo feminino só tende a crescer, pois, ser empreendedora é ter mais liberdade para gerir a sua vida e conquistar aquilo que é realmente importante para você. Mesmo diante das dificuldades, as mulheres mostram cada vez mais o seu poder de mercado.

Aqui nós valorizamos a sua capacidade de fazer diferente. Por isso, oferecemos as melhores soluções financeiras que combinam com todos os tipos de empreendedoras. Possuímos a Allo Pagfácil que tem as melhores taxas e te permite vender muito mais. Além disso, temos o Allo Bank, um banco digital pensado para descomplicar a sua vida. 

E, se você está pensando em empreender, o nosso licenciamento é feito sob medida para você. Sem um grande investimento inicial, você pode começar da sua casa e ir expandindo com o tempo, tendo todo o suporte para transformar o seu investimento em um negócio lucrativo. 

Você garante uma renda mensal, por meio das comissões recorrentes, que só tendem a crescer com o seu desempenho. Tudo moldado para fazer o melhor trabalho para você.

O retorno financeiro já aparece nos primeiros meses de trabalho. Sendo um licenciado Allo você tem muitas formas de ganhar dinheiro: 

  1. Você pode escolher entre aluguel, venda e indicação;
  2. Comissionamento recorrente: ganhe pelas vendas realizadas nas máquinas; 
  3. Plano de carreira: nós te ajudamos a ter mais sucesso e você ainda ganha prêmios incríveis por isso. Como carros, viagens internacionais e cruzeiros com acompanhante. 

 

Quer saber mais sobre as soluções Allo? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *